O que é Curricularização da Extensão?
Curricularização da Extensão
A curricularização da extensão, ou inclusão da extensão no currículo dos cursos de graduação, é uma estratégia definida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), e regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. Em linhas gerais, esta resolução define que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.
Nos cursos de graduação do CTC, a inclusão da extensão se dá possivelmente de duas formas:
- Em disciplinas de graduação, que dedica toda ou parte da carga horária em atividades de extensão. Estas atividades geralmente tem um domínio/temática bem definido, oferecendo aos estudantes matriculados na disciplina a oportunidade de realizar uma interação dialógica com membros da sociedade, por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social.
- Na participação do aluno em projetos de extensão, cursos e eventos, onde…
Ambas as formas devem, ao mesmo tempo, contribuir para a formação dos estudantes do CTC, e propulsionar o desenvolvimento tecnológico e social nas diversas áreas de formação do Centro Tecnológico da UFSC.